Este blog foi criado para funcionar como um diário de viagem aproveitando as potencialidades da net. Assim, quem quiser poderá acompanhar a nossa viagem através de crónicas de viagem e fotografias dos locais por onde passaremos. A nossa viagem percorrerá os seguintes paises: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Áustria, Croácia, Eslovénia, e Itália (trajecto até Veneza), de 10 a 24 de Agosto de 2006.

quinta-feira, setembro 07, 2006

4-DIRECÇAO HUNGRIA

Decidimos abandonar a "Cidade Imperial", dirigindo para Este (tal como tinhamos feito quando viemos da Eslováquia), mas basta um ligeiro desvio para Sul para cruzarmos desta vez, a fronteira da Hungria.
Mais uma vez controlo apertado, que se justifica de certa forma pq embora sejam dois paises da União Europeia, a Austria pertence à "Zona Euro", e a Hungria não...
Já nos habituamos ao ritual, trocar euros pela moeda local, e comprar a vinheta para andar na autoestrada. Com Forints Húngaros na algibeira, partimos em direcção a Budapeste, sem dúvida uma das cidades pela qual mais ansiava.
Desta vez decidimos, abandonar a autoestrada, e percorrer as estradas secundárias (junto à fronteira sul da Eslováquia), pouco à pouco, o cenário vai mudando, torna-se cada vez mais arborizado.

A Hungria pareceu-nos desde logo num primeiro contacto, mais desenvolvida, mais organizada, do que os restantes países de Leste visitados (R.Checa e Eslováquia).
Pela primeira vez, encontramos pistas paralelas à estrada, reservadas aos ciclistas (talvez influencia dos vizinhos Austríacos...)
Chegámos a fascinante Budapeste ao final da tarde, aliás, entramos pela parte de Buda, o rio Danúbio (outra vez ele..) cruza o país de norte a sul e divide a sua capital Budapeste em Buda (oeste) e Peste (este).
Depois de um jantar retemperador, que deu para conhecer as especificidades da gastronomia húngara, com os seus "gulash's", e os seus numeros molhos, seria a altura para um merecido descanço para "atacarmos" logo de manhã...Budapeste!