Este blog foi criado para funcionar como um diário de viagem aproveitando as potencialidades da net. Assim, quem quiser poderá acompanhar a nossa viagem através de crónicas de viagem e fotografias dos locais por onde passaremos. A nossa viagem percorrerá os seguintes paises: Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Áustria, Croácia, Eslovénia, e Itália (trajecto até Veneza), de 10 a 24 de Agosto de 2006.

sábado, agosto 12, 2006

8-"AEROPORTO DE STANSTED" O caos instalado...

10 de Agosto,
ainda meio a dormir sou acordado pelo incessante toque do telemovel, quem seria a esta hora?? Atendo, e perguntam logo:
"Ja sabes das noticias??"
Nao!, o que passa??
Existe um alerta de atentado, no aeroporto de Londres.
O quê?? (engoli em seco... dali a umas horas iamos apanhar um avião para Londres...)
Seria o começo de uma longa e atribulada viagem.

Para abreviar, depois de acompanhar os telejornais durante a tarde, percebo que o caso e grave, pode haver de facto um atentado a qualquer momento, desde Londres, apesar das severas regras de prevencão accionadas pela polícia inglesa.
As 20h00 estavamos no Aeroporto Francisco de Sa Carneiro e entramos, primeiro sinal, reporteres de um canal de televisao, e imaginem só, o Emplastro tb la estava, de facto fareja a presença das câmaras! :)
A Vera ficou logo em pánico pois (e isto e off-record) a mãe não sabia que ia fazer esta viagem, pelo menos com estes destinos, e convenhamos, que ver a filha na abertura de um telejornal, a fazer o check-in para Londres podia ser complicado...:)
Assim, fez de conta de foi a casa de banho e eu, pelos vistos, apareci na televisao mas felizmente (para ela) não fui abordado pelas câmaras.
Fizemos o check-in com imensas restricoes e controlos, e o maior problema que tivemos, foi o atraso, saimos com 3 h de atraso...

Agora, vem os problemas sérios.
Chegada a Londres, mal entramos no Aeroporto de Stansted, deparamos com uma grande confusao, policia omnipresente, armados com metralhadoras, milhares de pessoas em busca de metros quadrados de chao para dormir, a noite ia ser longa, mas o pior ainda estava para vir...

Por volta das 4h leio nos placards que o nosso voo para Liepzig TINHA SIDO CANCELADO!! assim como grande parte dos voos restantes.
A confusao instalou-se, filas interminaveis para esclarecer a situacao.
Por volta das 10h da manha foi nos dito que a Ryanair pagaria a diferenca se tentassemos marcar outro voo, mas tal so era possivel via Internet!!
Caos total, os poucos quioques de acesso a internet do aeroporto, rapidamente entraram em ruptura, criaram-se filas interminaveis, e pior, sempre a carregar as maquinas com libras!
Este caos fez com que muitas alternativas enchessem rapidamente, e por volta do meio dia, descobrimos que para o nosso destino (Liepzig), so teriamos vaga na SEGUNDA-FEIRA! Teriamos de passar 4 dias fechados no aeroporto!!
Rapidamente tentamos uma alternativa, para o voo que estava disponivel, que foi viajar para Linz (Austria) que fica sensivelmente a mesma distancia de Praga do que Liepzig.
No entanto esse voo so seria no dia 12 as 14h15, resultado, ao todo teriamos de passar quase 40 horas no aeroporto!
Neste momento sao (3h da manha aqui em Londres) e estou em frente ao computador a escrever estes texto a minha volta, organizaram-se verdadeiros acampamentos, por paises (por ex. ja fizemos amigos espanhois, que so terao voo na proxima terca feira!)
A multiculturalidade é a palavra chave, gente de varias raças estao aqui a partilhar o mesmo chao, montando os seus sacos camas onde podem.
Assistimos a pouco a uma sessao de yoga, por um casal que ate montou a tenda no corredor (foram espertinhos...) Qualquer local serve para dormir, por baixo dos placards, em frente aos balcoes do check-in, enfim um verdadeiro acampamento em pleno aeroporto.


















Nota-se uma enorme frustracao, as pessoas que so quando chegam aqui se apercebem que o seu voo foi cancelado, e terao de passar( ou melhor viver) aqui neste corredores durante largas horas.
O dia foi dificil, ainda por cima esta frio, e agora vamos esperar impacientemente pelas 14h15, hora a que (esperemos) abandonaremos este "acampamento"!

Este foi um comeco em grande, vamos ver o que os restos dos dias nos reservam.
Sempre que possivel, tentarei actualizar este diario de bordo.
Abracos desde Stansted

1 Comments:

Blogger eagle said...

Sabes o que faltou no aeroporto? Os gajos dos cachorros e os das farturas... eles aparecem sempre onde há grandes concentrações de pessoas...
Abraço

11:10 da manhã

 

Enviar um comentário

<< Home